Menu
Atrações

Conciergerie de Paris: de Palácio Real à prisão da rainha Maria Antonieta | Dicas de Paris

Conciergerie de Paris

A Conciergerie de Paris fica no 1º arrondissement, no coração de Paris, às margens do rio Sena e é um dos monumentos mais importantes da França.

O conjunto arquitetônico da Conciergerie de Paris e Sainte Chapelle são os vestígios mais antigos do Palais de la Cité, que foi residencia dos reis da França durante os séculos X à XIV.

Em 1392 tornou-se uma prisão, após o rei Carlos V mudar-se com toda a corte para o outro lado do Sena, no Palais du Louvre.

Durante a revolução francesa, a Conciergerie recebeu a sua prisoneira mais importante, a rainha Maria Antonieta, que foi aprisionada em 1793, saindo da sua cela direto para a guilhotina.

Conciergerie | Guia brasileiro em Paris | Destino France
Conciergerie de Paris

Descubra Paris com o nosso passeio em português! Acompanhado pelo seu guia brasileiro em Pars, você irá descobrir a Conciergerie de Paris e os locais mais lindos de Paris.

Origem do nome – Conciergerie de Paris:

O concierge era uma pessoa designada pelo rei para cuidar do edifício e das prisões, normalmente esse cargo era ocupado por uma pessoa da nobreza. Dai surgiu o nome Conciergerie.

A torre do relógio:

O rei Jean II le Bon, ordenou a construção de uma torre de vigilância no ângulo do Palais de la Cité, a construção foi realizada de 1350 à 1353, a torre possuí 47 metros de altura e tinha um papel importante na segurança do palácio.

Em 1370 foi instalado na torre o primeiro relógio público em Paris, construído por Henri de Vic. Nessa época apenas pessoas ricas possuíam relógios de bolso, os relógios de pulso ainda não existiam e foi um importante presente para a população.

Em 1585 o rei Henri III encomendou um novo relógio para a cidade, que foi realizado pelo escultor Germain Pilon, que é a versão que podemos admirar atualmente.

Nessa versão do relógio, constam duas grandes imagens representando a Lei e a Justiça, que foram arrancadas e queimadas durante a Revolução Francesa, posteriormente foram restauradas em 1852 e 1909.

Você também poderá observar duas placas acima e abaixo do relógio com inscrições em latim:

Placa acima: “QUI DEDIT ANTE DUAS TRIPLICEM DABIT ILLE CORONAM” (Aquele que já lhe deu duas coroas vai dar-lhe uma terceira),

Placa abaixo: “MACHINA QUÆ BIS SEX TAM JUSTE DIVIDIT HORAS JUSTITIAM SERVARE MONET LEGES QUE TUERI” (Esta máquina que faz doze horas em partes justas, ensina a proteger a justiça e defender as leis).

Relógio de Paris | Guia brasileiro em Paris | Destino France
Conciergerie de Paris

Visita interna – Conciergerie de Paris:

A visita interna na Conciergerie de Paris é imperdível, para você endenter e conhecer melhor a história da França.

Ao longo dos anos o Palais de la Cité sofreu muitas modificações, decorrentes dos incêndios que ocorreram em 1776 e 1871, além de inúmeras alterações demandas pelos reis que passaram pela coroa. Por esses motivos, atualmente pouco podemos observar do palácio original.

Mas a parte da Conciergerie é bem conservada, você poderá conhecer antigas alas medievais e a parte da prisão, as paredes transpiram história e cultura.

Você pode comprar o ingresso diretamente no site da Conciergerie (www.paris-conciergerie.fr).

Conciergerie | Guia brasileiro em Paris | Destino France
Conciergerie de Paris
Conciergerie de Paris
Conciergerie de Paris

#Conheça Paris com a gente

Recadinho dos nossos clientes:

Confira aqui o recadinho dos clientes, que já fizeram os nossos passeios e contaram com uma completa assessoria de viagem.

  • star rating  Já conhecia o trabalho da Tati pelo instagram, mas agora posso finalmente dizer o quanto valeu a pena!!

    Fiz a consultoria completa com ela e foi perfeito, desde a... read more

    isabelapardo
    Julho 28, 2022

    star rating  fui para a Alemanha para estudar, e a Tati não só me deu completo apoio quando cheguei mas também antes e depois disso! antes porque ficava cheia de dúvidas e... read more

    Bruna P
    Março 16, 2022
  • star rating  Um passeio super agradável, com muita história, cultura e tradição. Fomos recebidos pela Tati, que nos atendeu super bem, mostrando a gastronomia local e com todo carinho nos mostrou o... read more

    16Guilherme
    Novembro 2, 2020

    star rating  Tivemos o privilégio de conhecer Nuremberg na deliciosa companhia da Tati. Com muito carisma, gentileza e profissionalismo, cuidou do nosso bem estar e do nosso divertimento com um mês de... read more

    Beatrice E
    Dezembro 27, 2019
  • star rating  Fizemos um tour com um pequeno grupo para Chiemsee onde conhecemos o lago e duas ilhas no meio do... leia mais

    H7265HGgiuliag
    Janeiro 1, 1970

    star rating  Durante meses pesquisei como chegar ao Castelo de Neuschwanstein....particularmente não achei algo tão simples de se fazer sozinho e foi ai que achei a German Routes! Eles contam com roteiros... read more

    thamiresibanezm
    Fevereiro 28, 2020

Passeios privativos – Guia brasileiro em Paris

Os passeios em Paris são privativos e customizados pra você. Para viajantes sozinhos ou na companhia de família ou amigos, faremos o roteiro que melhor se adapta às suas expectativas de viagem.

Durante os percursos dos nossos passeios, você irá observar a linda arquitetura da cidade, célebres vitrines, passear pelas margens do Sena, atravessar suas incríveis pontes, descobrir os seus jardins, museus, igrejas, atrações, monumentos históricos e claro que também aproveitar seus famosos cafés, pâtisseries e bistros com a inigualável gastronomia francesa.

Nosso guia brasileiro em Paris irá enriquecer essa experiência, contando detalhes da história e curiosidades do cotidiano dessa encantadora cidade. Vamos flanar por Paris com conteúdo!!!

O que você vai descobrir em nossos passeios:

Queremos que você Descubra Paris de um jeito descontraído e personalizado, adaptado ao seu ritmo e aos objetivos da sua viagem. Que a sua viagem seja dos sonhos! Seremos os seus anfitriões na Europa!

  • ​​Fatos históricos e culturais, apresentados pelo seu guia brasileiro.
  • Curiosidades sobre a vida local, contados por guias que vivem a cultura local.
  • Atrações que fazem sentido em seu roteiro de viagem, para que você tenha um turismo personalizado, feito sob medida pra você.
  • Gastronomia típica: para provarmos o que a França nos oferece.
  • Dicas sobre a cidade, transportes, lojas e outros passeios, para que você não se preocupe com nada e não passe nenhum perrengue em sua viagem.

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então fala com a gente! Clique aqui

Conheça as nossas viagens personalizadas

Eu gosto de viagens charmosas e recheadas de experiências. Sempre procuro me conectar, conhecer a cultura local e suas tradições. Amo provar sabores (sou do time do vinho). Adoro explorar novos lugares e sentir tudo de especial que o destino me reserva.

Acredito em conceitos que norteiam uma viagem de transformação e significado. Organizo o seu roteiro de viagem com base em minha experiência, utilizando boas práticas e padrões internacionais do TT (Transformational Travel designers).

Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho  Tô te esperando! Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 176 76124420

Descubra também a Alemanha com nossos passeios guiados em português.