Conciergerie: de Palácio Real à prisão da rainha Maria Antonieta | Dicas de Paris

A Conciergerie fica no 1º arrondissement, no coração de Paris, às margens do rio Sena e é um dos monumentos mais importantes da França.

O conjunto arquitetônico da Conciergerie e Sainte Chapelle são os vestígios mais antigos do Palais de la Cité, que foi residencia dos reis da França durante os séculos X à XIV.

Em 1392 tornou-se uma prisão, após o rei Carlos V mudar-se com toda a corte para o outro lado do Sena, no Palais du Louvre.

Durante a revolução francesa, a Conciergerie recebeu a sua prisoneira mais importante, a rainha Maria Antonieta, que foi aprisionada em 1793, saindo da sua cela direto para a guilhotina.

Conciergerie | Guia brasileiro em Paris | Destino France

Origem do nome:

O concierge era uma pessoa designada pelo rei para cuidar do edifício e das prisões, normalmente esse cargo era ocupado por uma pessoa da nobreza. Dai surgiu o nome Conciergerie.

A torre do relógio:

O rei Jean II le Bon, ordenou a construção de uma torre de vigilância no ângulo do Palais de la Cité, a construção foi realizada de 1350 à 1353, a torre possuí 47 metros de altura e tinha um papel importante na segurança do palácio.

Em 1370 foi instalado na torre o primeiro relógio público em Paris, construído por Henri de Vic. Nessa época apenas pessoas ricas possuíam relógios de bolso, os relógios de pulso ainda não existiam e foi um importante presente para a população.

Em 1585 o rei Henri III encomendou um novo relógio para a cidade, que foi realizado pelo escultor Germain Pilon, que é a versão que podemos admirar atualmente.

Nessa versão do relógio, constam duas grandes imagens representando a Lei e a Justiça, que foram arrancadas e queimadas durante a Revolução Francesa, posteriormente foram restauradas em 1852 e 1909.

Você também poderá observar duas placas acima e abaixo do relógio com inscrições em latim:

Placa acima: "QUI DEDIT ANTE DUAS TRIPLICEM DABIT ILLE CORONAM" (Aquele que já lhe deu duas coroas vai dar-lhe uma terceira),

Placa abaixo: "MACHINA QUÆ BIS SEX TAM JUSTE DIVIDIT HORAS JUSTITIAM SERVARE MONET LEGES QUE TUERI" (Esta máquina que faz doze horas em partes justas, ensina a proteger a justiça e defender as leis).

Relógio de Paris | Guia brasileiro em Paris | Destino France

Visita interna:

A visita interna na Conciergerie é imperdível, para você endenter e conhecer melhor a história da França.

Ao longo dos anos o Palais de la Cité sofreu muitas modificações, decorrentes dos incêndios que ocorreram em 1776 e 1871, além de inúmeras alterações demandas pelos reis que passaram pela coroa. Por esses motivos, atualmente pouco podemos observar do palácio original.

Mas a parte da Conciergerie é bem conservada, você poderá conhecer antigas alas medievais e a parte da prisão, as paredes transpiram história e cultura.

Você pode comprar o ingresso diretamente no site da Conciergerie (www.paris-conciergerie.fr), a entrada para adultos custa 9€ e ainda existe o ingresso combinado com a Sainte Chapelle que custa 15€.

Conciergerie | Guia brasileiro em Paris | Destino France

Localização:

#Conheça Paris com a gente

Mais informações de Paris clicando aqui!

Nossos passeios são totalmente em português, exclusivos para você ou seu grupo, personalizados e realizados por um guia brasileiro em Paris !

Durante os percursos dos nossos passeios, você irá observar a linda arquitetura da cidade, célebres vitrines, passear pelas margens do Sena, atravessar suas incríveis pontes, descobrir os seus jardins, museus, igrejas, atrações, monumentos históricos e claro que também aproveitar seus famosos cafés, pâtisseries e bistros com a inigualável gastronomia francesa.

Nosso guia brasileiro em Paris irá enriquecer essa experiência, contando detalhes da história e curiosidades do cotidiano dessa encantadora cidade. Vamos flanar por Paris com conteúdo!!!

Clique aqui e solicite mais informações.

Guia brasileiro em Paris | Roteiros Personalizados | Passeios em Português

Lille | Reims | Chantilly | Paris | Versalhes | Antuérpia | Bruges | Bruxelas | Gante e outras cidades da França e Bélgica

#DestinoFrance #France #França #Paris #Conciergerie #ArchitectureParisienne #DicasdaFrança #DicasdeParis #ViagemeTurismo #GuiaBrasileiroemParis #GuiaBrasileironaFrança ConsultoriadeViagens #Eurotrip #Europa #Travel #Traveling #Vacation #RoteirosPersonalizados

Posts Em Destaque
Posts Recentes